terça-feira, 17 de março de 2020

CAMPEONATO BAIANO 2020 / CORONA VÍRUS ?



Campeonato Baiano é suspenso por tempo indeterminado 

A Federação Bahiana de Futebol suspendeu por tempo indeterminado o Campeonato Baiano 2020. A medida foi anunciada hoje pelo presidente Ricardo Lima (foto), após manter contatos com os dirigentes dos clubes e todos entendem que mesmo com os portões fechados, não existe condições das partidas serem disputadas e a exemplo de outras federações, a Baiana suspendeu o estadual por conta da pandemia do coronavírus.

No dia de ontem, o sentimento dos representantes dos clubes era que o Baianão seguisse, pelo menos até a próxima semana quando seria concluída a fase classificatória e se conheceria os clubes que passariam para a fase semifinal da competição e os rebaixados para a 2ª divisão de 2021. O motivo para esta decisão inicial está relacionado aos custos pois boa parte dos clubes – em virtude do curto calendário – fazem contratos de apenas três meses com os atletas e com a suspensão por tempo indeterminado, o prazo de duração dos vínculos pode se encerrar gerando vários problemas para as agremiações.

Mesmo com este argumento, a situação mudou e de acordo com o presidente da FBF, Ricardo Lima, os jogadores passaram para os dirigentes dos clubes o sentimento de insegurança em relação a estarem em campo. “As direções dos 10 clubes nos informaram que muitos atletas não estavam seguros para jogar. Então, em conjunto com os clubes decidimos suspender o campeonato”, afirmou.

Em Feira de Santana, no final da semana passada, o prefeito Colbert Martins em coletiva havia confirmado o cancelamento da Micareta e de eventos esportivos chancelados pela prefeitura. Em relação aos jogos profissionais no Joia da Princesa poderiam acontecer, mas com portões fechados para evitar aglomerações.

Ricardo Lima disse que a suspensão de eventos esportivos foram decretadas pelas prefeitura de algumas cidades. “Hoje fomos informados pelo presidente do Jacobina que o prefeito vai fazer um decreto neste sentido. Então o melhor é suspender”, observou o presidente.

Além de decidir manter a disputa do Baiano, a FBF também havia antecipado a realização da nona e última rodada da primeira fase foi antecipada para o dia 25 de março, que estava prevista para o dia 29. O vice-presidente Manfredo Lessa (foto) explicou que a entidade já tinha decidido pela paralisação da competição. “A gente ia parar o campeonato, já estava decidido. Apenas estávamos tentando concluir a primeira fase para reduzir o prejuízo desportivo”, disse.

Com informações do Bahia Notícias

Foto : Marcelo Oliveira / Assessoria Digital / Instagram : @Siga_Marcelo_Oliveira