quinta-feira, 19 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 / FASE DE GRUPOS 19-06-2014


Colômbia toma sufoco, mas bate Costa do Marfim sem perder o rebolado

Mais um adversário entrou na dança da Colômbia nesta Copa do Mundo. Se a estreia foi um baile sobre a Grécia, desta vez foi muito mais difícil. Mas valeu o ritmo dos sul-americanos, que venceram a Costa do Marfim por 2 a 1. Para alegria do 'mar amarelo' que invadiu Brasília e dominou o Mané Garrincha nesta quinta-feira.

A empolgação das arquibancadas parece contagiar a equipe colombiana, que caiu no rebolado para comemorar os dois gols. No primeiro, até os reservas entraram na dança. Empolgada, a seleção amarela sonha alto. E tem motivos para isso, já que chegou a sua segunda vitória e está praticamente classificada para as oitavas de final. A vaga pode ser sacramentada ainda nesta quinta, dependendo do resultado da partida entre Grécia e Japão.

As fases do jogo: 

O ímpeto colombiano apresentado na estreia não se repetiu nesta quinta. A seleção sul-americana deixou que a Costa do Marfim ficasse com a bola na maior parte do primeiro tempo e apostou em resolver o jogo no contra-ataque. Até teve a oportunidade de abrir o placar, mas Gutierrez perdeu uma chance inacreditável. Mas o que se viu na etapa inicial foi uma pressão da Costa do Marfim que esbarrou na retranca adversária.

Se o primeiro tempo foi truncado, a etapa final foi emocionante. James Rodríguez marcou de cabeça e seis minutos depois a Colômbia ampliou com Quintero. Mal deu tempo de comemorar e Gervinho marcou golaço em jogada individual, descontando para os marfinenses. Partida aberta até o fim, com chances dos dois lados. Mas valeu o esforço dos colombianos, que seguraram como puderam o resultado diante da pressão africana nos últimos minutos.

O melhor : James Rodríguez – O meia mais uma vez mostrou porque é considerado a nova revelação do futebol colombiano. Marcou de cabeça no momento em que o jogo estava difícil e ainda serviu Quintero no segundo gol.

O pior : Gutierrez – Verdade que a bola chegou poucas vezes em boas condições para o atacante, sumido na partida, finalizar. Porém, quando a chance apareceu, ele fez o mais difícil. Sozinho na pequena área, isolou a bola.

A chave do jogo : bobeada de Serey Die - volante fazia uma boa partida, mas falhou em um lance capital. Ao tentar sair com a bola, acabou desarmado e permitiu o contra-ataque que terminou com o gol de Quintero. Abalado com o erro, foi substituído em seguida.

Toque dos técnicos : Colômbia recuou sua linha de marcação para atrair a Costa do Marfim a seu campo e ter espaço no contra-ataque com os velozes James Rodríguez e Ibarbo. Marfinenses tiveram dificuldade para furar esta retranca e só conseguiram passar pela defesa adversária em jogadas individuais. Em uma delas, saiu o gol de Gervinho.

Para lembrar:

Emoção marfinense. Durante a execução do hino do país africano, o volante Serey Die foi às lágrimas e chorou copiosamente. Foi bastante aplaudido até pela torcida colombiana, que viu a cena no telão do estádio.

Segura o balão. A grande festa da torcida colombiana foi parar no meio do campo. Logo nos primeiros minutos de jogo, uma bexiga gigante em formato de bola acabou invadindo o gramado e teve que ser retirada pelos jogadores.

Cadê a torcida ? Longas filas nas lanchonetes e principalmente nos banheiros durante o intervalo fez com que as pessoas demorassem para voltar aos seus lugares. O resultado foram muitas cadeiras vazias no início do segundo tempo.

Ficha Técnica / Colômbia 2 X 1 Costa do Marfim

Data : 19/06/2014 - 13h / Local : Mané Garrincha (Brasília)

Árbitro : Howard Webb (ING)

Auxiliares : Michael Mullarkey e Darren Cann (ING)

Cartões amarelos : Zokora (Costa do Marfim)

Gols : James Rodríguez, aos 18 min, Quintero, aos 24 min, e Gervinho aos 27 min do 2º tempo

Colômbia : Ospina; Zuniga, Yepes, Zapata e Armero (Santiago Arias); Sánchez, Aguilar (Mejía), Cuadrado e James Rodriguez; Ibarbo (Quintero) e Gutierrez. Técnico : José Pekerman

Costa do Marfim : Barry; Aurier, Bamba, Zokora e Boka; Serey Die (Bolly), Tioté e Yaya Touré; Gervinho, Bony (Drogba) e Gradel (Kalou). Técnico : Sabri Lamouc


Suárez retorna e é herói uruguaio em triunfo emocionante sobre a Inglaterra

"Volveremos, volveremos, volveremos otra vez. Volveremos a ser campeones, como la primera vez" é uma das músicas cantadas pela torcida uruguaia para apoiar sua seleção. Se o Uruguai voltará a ser campeão no Brasil não é possível saber ainda, mas o Itaquerão, em São Paulo, viu outro retorno: o de Luis Suárez. O atacante, que 20 dias antes do Mundial teve que operar o joelho, não atuou na estreia. Voltou nesta quinta-feira e já mostrou por que é o craque do time. Vitória do Uruguai sobre a Inglaterra por 2 a 1, dois gols dele, o que deixa os sul-americanos vivos no Grupo D, enquanto a Inglaterra se complica.

Os ingleses podem ser eliminados já na próxima sexta-feira, em caso de empate entre Itália e Costa Rica, que duelam em Recife. E isso graças ao melhor jogador de seu campeonato local - Suárez, do Liverpool, pode ser o responsável por eliminar a seleção do país no qual joga. Herói uruguaio. Seu entrosamento com Cavani deu resultado mais uma vez, e o Uruguai segue com seu sonho de repetir a história que produziu em 1950.

Fases do jogo: 

Duas seleções que precisavam da vitória para ficar vivas no Grupo D. Uma seleção que usualmente atua melhor contra times grandes do que contra pequenos. Que gosta de ser a zebra. E foi isso que o Uruguai se propôs a fazer nesta quinta. E fez perfeitamente. Com drama, muito drama, como gostam os uruguaios.

No primeiro tempo, ótimo futebol dos Celestes. Suárez mostrando que é essencial e marcando, após cruzamento de Cavani. A Inglaterra simplesmente não conseguiu jogar. Na segunda etapa, o outro lado uruguaio: a raça. A Inglaterra partiu para cima, marcou com Rooney - seu primeiro gol em Copas - e continuou a pressão. O Uruguai gostou. Apostou no lançamento para a frente. Na correria de Suárez. Deu certo,. Vitória emocionante. Três pontos. O Uruguai pega a Itália pela vaga. OS gramados brasileiros já viram este time fazer história. E podem fazer de novo.

O melhor : Luis Suárez - O atacante passou por artroscopia no joelho e não se recuperou a tempo de jogar contra a Costa Rica, na estreia do Uruguai na Copa. Derrota. Ele voltou para salvar sua seleção e cumpriu seu papel. O ataque uruguaio funcionou – apesar das chances perdidas na cara de Joe Hart. Dois gols dele, duas jogadas com envolvimento de Cavani. Tudo que os uruguaios queriam.

O pior : Cahill - O zagueiro do Chelsea, assim como seu companheiro Jagielka, deixou Cavani e Suárez soltos. No primeiro gol, Suárez aparece nas costas da zaga, solto para cabecear. No segundo, ele ganha na velocidade de Cahill e fuzila Hart. Na rivalidade Liverpool e Chelsea, Suárez fez o lado vermelho vencer.

Toque dos técnicos : O primeiro tempo foi do Uruguai, e muito em razão das mudanças feitas por Oscar Tabarez para o jogo em relação a estreia. Forlán foi para o banco, assim como Stuani, e Lodeiro e Suárez entraram. A ligação entre meio e ataque do Uruguai passou a funcionar e os sul-americanos foram para o intervalo na frente. 

Coube a Roy Hodgson responder. Ele abandonou a formação com quatro atacantes - por mais que Rooney e Sterling fiquem mais recuados - e colocou Barkley e Lallana. As mudanças surgiram efeito. Os ingleses pararam de correr e souberam trabalhar a bola. Glen Johnson fez linda jogada pela direita até achar Rooney sozinho para a salvação inglesa. Só que a Inglaterra resolveu ficar na pressão, e levou o gol da derrota em contra-ataque.

Chave do jogo : Luis Suárez. O homem que joga na Inglaterra , que foi eleito o melhor jogador no país. O homem que é criticado por supostamente ser "cai-cai". Criticado, pelo jeito, jamais será novamente na terra da Rainha. Não após "destruir" a seleção europeia. Às vezes, a chave é a individualidade. A estrela de um jogador. Nada que possa ser criado, influenciado por outros. Suárez foi a chave. Sozinho.

Para lembrar:

O canto de "Timão, eô" era entoado pela torcida do Corinthians em seu estádio até segundos antes de Suárez acertar a cabeçada do primeiro gol uruguaio. Se o time paulista ainda não venceu em sua nova casa, pelo menos deu sorte para o Uruguai.

Álvaro Pereira recebeu pancada na cabeça aos 17 minutos do segundo tempo e caiu no gramado. Os médicos uruguaios que o atenderam apontaram para o banco pedindo sua substituição. Foi a deixa para que o jogador do São Paulo levantasse e veementemente se negasse a sair, gesticulando com os dedos para mostrar que ficaria em campo. E ficou.

A cantora Rihanna 'cornetou' o goleiro Muslera durante o jogo. Um minuto depois, ele fez uma linda defesa. Mais tarde, defesa espetacular em chute a queima-roupa de Rooney. Talvez a cantora não entenda tanto de futebol.

Luis Suárez comemorou seu primeiro gol de maneira especial: abraçando Walter Ferreira, fisioterapeuta da seleção uruguaia. Foi ele o responsável pelo tratamento no joelho do atacante, que voltou a jogar menos de um mês depois de passar por artroscopia.

Ficha Técnica / Uruguai 2 x 1 Inglaterra

Data : 19 de junho de 2014 / Horário : 16h00 (de Brasília)

Local : Itaquerão, em São Paulo (SP)

Árbitro : Carlos Velasco Carballo (ESP)

Assistentes : Juan Yuste (ESP) e Roberto Alonso Fernandez (ESP)

Cartões amarelos : Godín, aos 8 min. do 1°t (URU); Gerrard, aos 22 min. do 2°t (ING)

Gols : Luis Suárez, aos 38 min. do 1°t, e aos 39 min. do 2°t (URU); Rooney, aos 29 min. do 2°t (ING)

Uruguai : Muslera; Cáceres, Godín, Giménez e Álvaro Pereira; Arévalo Rios, Álvaro González, Lodeiro (Stuani, aos 21 min. do 2°t) e Cristian Rodríguez; Luis Suárez (Coates, aos 44 min. do 2°t) e Cavani
Técnico : Oscar Tabarez

Inglaterra : Hart, Glen Johnson, Jagielka, Cahill e Baines; Gerrard, Henderson (Lambert, aos 42 min. do 2°t) , Sterling (Barkley, aos 19 min. do 2°t) e Rooney; Welbeck (Lallana, aos 25 min. do 2°t) e Sturridge
Técnico : Roy Hodgson


Com show de gols perdidos, Japão empata com Grécia e classifica Colômbia

O Japão tentou um gol até o fim, mas não conseguiu se desvencilhar da forte marcação grega e decepcionou sua torcida que compareceu à Arena das Dunas. O empate sem gols entre Japão e Grécia em Natal, um jogo que foi burocrático no começo e esquentou um pouco no fim, mantém os dois times vivos na briga pela classificação em seu grupo, mas complica a situação de ambos.

O Japão criou várias oportunidades, principalmente no final, mas pecou na finalização. O resultado, por tabela, garante a classificação colombiana. A seleção líder da chave tem seis pontos e não pode mais ser ultrapassada por dois dos três rivais.   

Fases do jogo: 

Superior tecnicamente, o Japão foi o time que propôs o jogo desde o começo. Essa situação ficou ainda mais clara quando os gregos perderam seu capitão, expulso com dois cartões amarelos ainda no primeiro tempo. A eficiência defensiva europeia foi então posta à prova, e os dez gregos se desdobraram para marcar seus velozes adversários.

O desafogo grego eram as raras tentativas em contra-ataque, além de lançamentos na área para Gekas, que substituiu o artilheiro Mitroglou, machucado. No segundo tempo, ficou evidente a principal falha japonesa: a finalização. O time chegou várias vezes ao ataque, mas seus jogadores pareciam ter entrado em campo com as chuteiras invertidas.

O melhor : Kawashima. A Grécia atacou pouco, mas quando conseguiu chegar ao gol japonês encontrou a segurança de Kawashima, que fez pelo menos duas defesas difíceis na partida.  

O pior : Katsouranis. O capitão grego foi expulso após duas faltas desnecessárias que lhe renderam cartões amarelos. Sua saída prejudicou a estratégia de forte marcação adotada pelo time.

Chave do jogo : o preparo físico grego. Mesmo com um homem a menos desde o primeiro tempo, a Grécia conseguiu fôlego para manter a marcação até o fim. Os jogadores se desdobraram e mantiveram um empate com tons heroicos.

Toque dos técnicos : O italiano Alberto Zaccheroni hesitou em fazer seu time avançar sobre o adversário com inferioridade numérica. A entrada de Kagawa, camisa 10 japonês, melhorou a qualidade do passe no segundo tempo, mas não foi suficiente para chegar ao gol.

Para lembrar:

O artilheiro fora. Mitroglou, cujos gols foram importantes para classificar a Grécia ao Mundial, saiu machucado no primeiro tempo. Aparentemente, ele sofreu uma contusão nas costas. Era a única esperança ofensiva dos gregos na partida.

O gol que Pelé não fez. E nem Samaras. Na volta para o segundo tempo, o veterano viu o goleiro japonês adiantado e tentou encobri-lo com um chute do meio-campo, logo após a saída de bola. Passou longe, mas assustou Kawashima.

Altos x Baixos. A seleção japonesa é a segunda mais baixa da Copa. Os gregos são os terceiros mais altos. Por algum motivo estranho, o Japão tentou fazer gols com bolas alçadas na área, mas apenas esbarrou no paredão grego.

Ficha Técnica / Japão 0 x 0 Grécia

Data : 19/06/2014 - 19h / Local : Arena das Dunas (Natal)

Árbitro : Joel Aguilar (El Salvador)

Auxiliares : William Torres (El Salvador) e Juan Zumba (El Salvador)

Cartões amarelos : Hasebe (Japão), Katsouranis, Samaras (Grécia)

Cartão vermelho : Katsouranis (Grécia)

Japão : Kawashima; Uchida, Konno, Yoshida e Nagatomo; Yamaguchi, Hasebe (Endo), Honda, Okubo (Kagawa) e Okazaki; Osako
Técnico : Alberto Zaccheroni

Grécia : Karnezis; Torosidis, Holebas, Sokratis, Manolas e Maniatis; Katsouranis, Kone (Salpingidis), Samaras; Mitroglou (Gekas) e Fetfazidis (Karagounis)
Técnico : Fernando Santos

Por Marcelo Oliveira / VídeoPlay Esporte

Nenhum comentário: