domingo, 22 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 / FASE DE GRUPOS 22-06-2014


Gol no fim salva "jogo sem vergonha", Bélgica bate Rússia e se classifica

O jogo caminhava para seu fim e a torcida cantava que "o time era sem vergonha", sem nem saber para qual seleção gritava. Mas Origi salvou os mais de 70 mil presentes no Estádio do Maracanã e deu a vitória para a Bélgica por 1 a 0 diante da Rússia neste domingo. Os três pontos classificaram "a dourada geração belga" para a próxima fase da Copa do Mundo e deixa o time de Fábio Capello em situação complicada.

O que ainda não ficou muito claro neste Mundial é justamente o motivo dos "Diabos Vermelhos" terem recebido o rótulo de um dos melhores times belgas de todos os tempos. A tal "geração belga" ainda não fez o os olhos de seus fãs brilharem. Pelo menos provaram que são eficientes e garantiram uma das vagas no grupo H. Os russos, que mostraram que sabem se defender e jogar no contra-ataque, ainda têm chance de avançar se venceram a Argélia na última rodada. 

As fases do jogo: 

Bélgica e Rússia iniciaram um jogo com bons passes, poucos chutões e jogadas bem trabalhadas. No primeiro tempo, o escape para os belgas era com Mertens, que explorava muito a velocidade, fintas e chegou a dar trabalho para os zagueiros adversários. A melhor chance dos primeiros 45 minutos, no entanto, foi com Kokorin, russo que recebeu cruzamento perfeito e errou a cabeçada por pouco. 

O segundo tempo teve dinâmica semelhante, sem os atletas darem chutões. Com toque de bola, eles tentavam furar as retrancas de cada um dos lados, mas não tinham muita eficiência. Com a aproximação do fim do jogo, o físico começou a prevalecer e os atletas passaram a falhar mais do que o costume. O gol saiu aos 43 minutos, com Origi. 

O melhor : Capello e Wilmots - Os dois treinadores se propuseram a defender primeiro e a saírem do seu campo com qualidade e toque de bola. Conseguiram cumprir rigorosamente o que prometeram. Tanto que, com estilo de jogo semelhante, os times não fizeram um jogo emocionante, mas também longe de ser feio. O gol aos 43 minutos premiou a Bélgica, que insistiu um pouco mais.

O pior : Lukaku - Foi escalado por Wilmots como atacante referência, para tentar lutar contra o ferrolho armado por Fabio Capello, mas não serviu para isso. Ficou parado, pouco apareceu e era um a menos dentro do Maracanã. Assim como no primeiro jogo, na vitória diante da Argélia, foi substituído. Pior para ele que seu substituto fez o gol. 

A chave do jogo : Hazard. O jogo caminhava para um duelo de defesa contra defesa. Mas Hazard, um dos destaques do Chelsea, apareceu na hora certa no fim do jogo, disparou pela ponta e cruzou para Origi, que saiu do banco de reservas e foi o autor do gol da vitória. 

Toque dos técnicos :  O técnico italiano Fabio Capello mudou o esquema tático para o 4-1-4-1, aumentando ainda mais o ferrolho para dificultar a saída de jogo da Bélgica. Do outro lado, Marc Wilmots escalou Fellaini como o titular, circulando em todas as áreas do campo, e armou um time em que todo mundo voltava para marcar. Só Lukaku ficava sem essa responsabilidade.

Para lembrar:

Duelo nas arquibancadas. É impressionante a quantidade de mulheres bonitas que o Maracanã recebeu na tarde deste domingo. Se você fosse ao estádio seria capaz de se perder em meio à quantidade de candidatas a musas da Copa. Dê uma olhada.

Desfalque no aquecimento. O zagueiro belga Vermaelen se machucou no aquecimento. As imagens da Fifa mostraram o jogador caindo em meio a uma roda de bobinho e preocupando os médicos. Ele ainda atuou por 30 minutos e acabou substituído por Vertonghen, sem esconder a decepção de ter de sair de campo.

Atacante saiu "p" da vida. Lukaku era o único jogador do esquema da Bélgica que não precisava voltar para marcar. Mas parece que ele também recebeu a instrução de não atacar. Ficou sumido em meio aos zagueiros russos e quase não tocou na bola. Foi substituído por Origi e foi flagrado pela câmera da Fifa falando poucas e boas para seu treinador, Marc Wilmots.

Vaia do jeitinho brasileiro. O que prevaleceu no jogo foi o sistema defensivo. A criação até funcionava, os pontas abriram e conseguiam jogadas boas pelos lados do campo. Mas a torcida quer saber de gol. E por isso ensaiou o coro "yime sem vergonha" no Maracanã.


Ficha Técnica / Bélgica X Rússia

Data : 22/06/2014 - 13h (de Brasília) / Local : Maracanã (Rio de Janeiro)

Árbitro : Felix Brych (ALE)

Auxiliares : Mark Borsch e Stefan Lupp (ALE)

Cartões amarelos : Glushakov (RUS); Witsel e Alderweireld (BEL)

Gols : Origi, aos 43 minutos do 2º tempo

Bélgica : Courtois; Alderweireld, Kompany, Van Buyten, Vermaelen (Vertonghen); Witsel, Fellaini, Mertens (Mirallas), De Bruyne, Hazard; Lukaku (Origi).
Técnico: Marc Wilmots

Rússia : Akinfeev; Kozlov (Eschenko), Berezutski, Ignashevich, Kombarov; Glushakov, Shatov (Dzagoev), Fayzulin; Samedov, Kakunnikov; Kokorin.
Técnico: Fabio Capello



Em chuva de gols, Argélia surpreende, dá show e atropela a Coreia

Poucos poderiam imaginar que um jogo entre Argélia e Coreia do Sul teria tantos gols. Mas o placar de 4 a 2 em favor dos africanos mostra que essa Copa do Mundo tem realmente alguma coisa de diferente. Com uma agressividade incomum, a Argélia fez 3 a 0 ainda no primeiro tempo. A Coreia reagiu no segundo, fez dois gols e seus torcedores voltaram a sonhar. Em vão: os argelinos, muito aplicados taticamente, conseguiram se segurar em um jogo muito movimentado no Beira-Rio.

A vitória deixa o time africano na segunda posição do grupo H, com um pé nas oitavas. Eles agora jogarão a classificação com a Rússia na última rodada. Os coreanos, embora não estejam eliminados, terão muito mais dificuldades já que pegarão a favorita Bélgica e já não dependem mais apenas de seus próprios resultados.  

Fases do jogo: 

A Argélia começou o jogo com espírito bastante ofensivo, dominou o meio-campo e criou todas as oportunidades de gol da primeira etapa. Os primeiros tentos saíram com um intervalo de dois minutos, graças a falhas coletivas e individuais da defesa coreana. Mesmo vencendo, os africanos não pararam de atacar e ainda chegaram ao terceiro antes do intervalo.

A segunda etapa prometia um jogo completamente diferente porque os coreanos adiantaram a marcação e começaram a assustar. O gol precoce dos asiáticos deu alguma esperança, mas os africanos responderam logo depois, com um golaço fruto de intensa troca de passe na entrada da área. A partida ficou aberta, com os dois times se atacando, os coreanos não dispostos a desistir, mas a qualidade técnica dos argelinos falou mais alto no final.

O melhor : Brahimi. O volante argelino cumpriu bem suas funções defensivas e ainda apareceu como opção no ataque. Chegou como elemento surpresa no quarto gol e completou com categoria tabelinha com seus companheiros.

O pior : Yong. O goleiro coreano esteve inseguro e falhou de maneira infantil em um dos gols argelinos. Ele passava tanta insegurança que os adversários perderam o respeito e começaram a arriscar de fora da área.

Chave do jogo : a confusa defesa coreana. Os zagueiros e o goleiro coreano bateram cabeça diversas vezes durante a partida. Falhas individuais e coletivas geraram os primeiros gols dos argelinos. Os africanos fizeram o que quiseram na área, principalmente na primeira etapa.

Toque dos técnicos : O bósnio Vahid Halilhodzic anunciou antes da partida que não continuará no comando da Argélia depois da Copa. Mas ele parece querer deixar uma boa impressão antes de se despedir. Diferente do jogo anterior, escalou um time ofensivo (dizem que a pedido do próprio elenco) e teve o mérito de não recuar demais mesmo vencendo.

Para lembrar:

Recorde africano. Foi a primeira vez que um time africano marcou quatro gols em um jogo de Copa do Mundo. A Argélia também não balançava a rede três vezes em Mundiais desde 1982.

Agressividade x passividade. Os números no primeiro tempo mostram a superioridade argelina logo de cara. Em 45 minutos, foram 12 chutes a gol contra nenhum da Coreia. No segundo tempo, os asiáticos chutaram nove vezes contra três dos rivais.

Bandeira suspenso. O trio de arbitragem colombiano atuou desfalcado de um dos bandeirinhas, Humberto Clavijo, que foi suspenso pela Fifa após anular erroneamente dois gols do México na primeira rodada. Em seu lugar, bandeirou o equatoriano Christian Lescano.

Pênalti não dado. A Argélia ainda podia ter saído com mais gols da partida, já que o árbitro não marcou um pênalti claro nos africanos ainda no primeiro tempo. Mais um erro de arbitragem na Copa.

Ficha Técnica / Argélia 4 x 2 Coreia do Sul

Data : 22/06/2014 - 16h / Local : Beira-Rio (Porto Alegre)

Árbitro : Wilmar Roldan (Colômbia)

Auxiliares : Eduardo Diaz (Colômbia) e Christian Lescano (Equador)

Cartões amarelos : Young Lee, Han (Coreia do Sul), Bougherra (Argélia)

Gols : Slimani aos 26min, Halliche aos 28min e Djabou aos 38min (Argélia) do 1º tempo; Son aos 5min, Koo aos 27min (Coreia), e Brahimi aos 16min (Argélia) do 2º tempo

Argélia : Mbolh; Bouguerra (Belkalem), Halliche, Mesbah , Feghouli e Brahimi (Lacen); Medjani, Slimani, Bentaleb e Djabou (Ghilas); Mandi
Técnico: Vahid Halilhodzic

Coreia do Sul :Jung; Yun, Kim, Hong e Young Lee; Koo, Han (Won), Ki e Chungyoung Lee (Keunho Lee); Son e Park (Kim)
Técnico: Hong Myung Bo


Portugal faz gol no último minuto e se mantém vivo na Copa

Um gol no último minuto manteve Portugal vivo na Copa. Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo, por pouco não ficou fora do Mundial. Mas, no último lance da partida, Ronaldo cruzou e Varela cabeceou para as redes e para salvar a equipe. O empate (2 a 2) com os EUA em Manaus foi sofrido. O time saiu na frente, tomou a virada e teve garra para buscar a salvação.

Com apenas um ponto, os lusitanos ainda têm chances de classificação, embora a situação seja muito difícil, principalmente por causa do 4 a 0 sofrido para a Alemanha no primeiro jogo. Eles vão jogar contra Gana na próxima rodada e precisam de uma goleada. Já os americanos, que estiveram muito perto de garantir o acesso, jogarão contra a Alemanha avançar às oitavas. Um empate nessa partida classificará as duas seleções.

Fases do jogo: 

Portugal foi presenteado com um gol logo aos 5min, fruto de um erro inacreditável de um zagueiro americano. Mas, depois disso, o jogo ficou todo favorável aos EUA, que criavam suas jogadas principalmente pela direita, com Jonhson, e pelo meio, com Bradley. Apostando apenas em contra-ataques, os europeus por pouco não aumentam o placar no fim da primeira etapa, mas uma defesa incrível de Howard impediu o segundo gol de Nani.  

Os americanos voltaram do intervalo ainda mais dispostos a empatar e conseguiram após um belo chute de Jones, indefensável para o arqueiro português. Como a igualdade era muito ruim para Portugal, eles se atiraram ao ataque, mas falharam muito nas finalizações. Em um contra-ataque mortal, os americanos chegaram à virada com Dempsey e um gol de barriga. Depois que o árbitro deu cinco minutos de acréscimo, Varela, que entrara no segundo tempo, acertou uma bela cabeçada para empatar.

O melhor : Johnson. O lateral foi a melhor opção ofensiva dos EUA e explorou muito bem a avenida na direita do ataque americano. Com muita velocidade e um passe qualificado, Johnson deixou seus companheiros algumas vezes na cara do gol.

O pior : Cameron. Uma falha bisonha transformou um chutão em assistência para o primeiro gol português. Outra falha quase faz os europeus aumentarem o placar no começo do segundo tempo. Com o pé torto, o zagueiro americano teve uma atuação para esquecer.

Chave do jogo : a avenida no lado esquerdo português. O lateral Johnson deitou e rolou nas costas de Ricardo Costa e criou as melhores oportunidades por ali. O técnico americano percebeu que havia uma avenida naquele setor e pediu para Yedlin cair por aquele lado. Os portugueses não conseguiram corrigir essa falha tática e tomaram a virada por lá.

Toque dos técnicos : Paulo Bento precisou bater cabeça para montar o time para essa partida. Ele tinha três desfalques, incluindo o do zagueiro Pepe, expulso na estreia. No decorrer da partida, Bento ainda perderia dois outros atletas lesionados. Sem um banco qualificado, Portugal sofreu e viu os americanos dominarem o jogo. Klinsmann, do outro lado, pôs suas fichas da velocidade de seus laterais.   

Para lembrar:

Os americanos, enfim, invadiram a Amazônia. Estimados 30 mil americanos foram a Manaus apoiar sua seleção e puxaram o grito de USA em alguns momentos da partida. Outras dezenas de milhares torceram em telões espalhados pelas principais cidades dos EUA em uma demonstração de que o futebol jogado com os pés tem atraído bastante atenção no país.  

Ronaldo entre tapas e beijos. No começo do jogo, o melhor jogador do mundo arrancava gritos histéricos do público. Mas sua atuação apagada o fez virar alvo de algumas vaias ainda no primeiro tempo. Recuperando-se de lesão, ele claramente ainda não está 100% fisicamente.  

Bruxa solta em Portugal. A seleção portuguesa já tinha perdido na estreia o lateral Fabio Coentrão e o atacante Hugo Almeida, ambos por lesões musculares. Mais dois atletas saíram machucados contra os EUA: Helder Postiga e André Almeida.

Parada técnica. Pela primeira vez nessa Copa, houve uma pausa no jogo para os jogadores e a arbitragem se hidratarem. O Ministério Público do Trabalho havia obrigado a Fifa a fazer essas paradas quando a temperatura durante partida fosse maior que 32 graus.

Ficha Técnica / Estados Unidos 2 x 2 Portugal

Data : 22/06/2014 - 19h / Local : Arena da Amazônia (Manaus)

Árbitro : Nestor Pitana (Argentina)

Auxiliares : Hernan Maidana (Argentina) e Juan Pablo Belatti (Argentina)

Cartões amarelos : Jones (EUA)

Gols : Nani aos 5min do 1º tempo (Portugal), Jones aos 19min, Dempsey aos 36min (EUA) e Varela (Portugal) aos 49min do 2º tempo

Público : 40.123 pessoas

Estados Unidos : Howard; Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Beckerman, Jones, Bedoya (Yedlin), Bradley e Zusi (Gonzalez); Dempsey (Wondolowski)
Técnico: Jurgen Klinsmann

Portugal : Beto; Bruno Alves, João Pereira, André Almeida (William Carvalho) e Ricardo Costa; Miguel Veloso, Raul Meireles (Varela) e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Helder Postiga (Eder).
Técnico: Paulo Bento

Por Marcelo Oliveira / VídeoPlay Esporte

Nenhum comentário: